ESPECIAL PANDEMIA: ESTRATÉGIAS PÓS QUARENTENA

No Estado de São Paulo a quarentena deverá ser afrouxada de forma escalonada e heterogênea a partir de 1º de junho

Com o anúncio de obrigatoriedade no fechamento das lojas em função da pandemia de Covid-19, lojistas encontraram uma primeira missão: estabelecer estratégias para sobreviver sem receita por um tempo indeterminado. Com a possibilidade de retomada das atividades em junho, as prioridades mudam e chega o momento de entender quais as melhores ações para retomar com fôlego.

O empresário e franqueado da Moldura Minuto de Campinas, Vinicius Guimarães, acredita que o mercado digital ganha força, mas que a experiência da compra ainda se mantém relevante. “O cliente gosta de olhar a moldura, sentir, muito mais pessoalmente. Eu acho que a gente tem que estar mais fortalecido em relação a trabalhar com mídia online, mas acredito que seja muito difícil acontecer o mercado totalmente online e acabando com o físico. Vai acelerar, mas não vai acabar”, conclui.

Um dos grandes diferenciais e atrativos para as empresas durante a quarentena foi a produção de conteúdo que não somente levou novos conhecimentos, mas também manteve a loja presente na memória do cliente e deve manter-se. É o que explica o gerente de Marketing da Moldura Minuto, Robson Gael. “A geração de conteúdo tem sido a cereja do bolo e um diferencial competitivo. Percebemos que as pessoas só compram o que participa da vida delas e o mercado, provavelmente, terá mais sede deste tipo de conteúdo”.


Robson Gael, gerente de marketing da Moldura Minuto

Na prática, as estratégias adotadas podem concentrar-se em: prever o comportamento do seu público, reforçar o posicionamento nas redes sociais, se reinventar, produzir conteúdo que ajude pessoas a passar pela quarentena, disponibilizar conteúdo especial de forma gratuita – como e-books e treinamentos direcionados – e criar cupom de desconto para compra online.

“Percebi que as pessoas querem saber um pouco mais do backstage total. Precisamos conectar mais com aqueles que estão diretamente com o produto e o cliente, nos prepararmos para situações adversas, trabalhar para, de alguma forma, ter força nas mídias sociais e ter planejamento”, conclui Guimarães.

Vinicius Guimarães é franqueado MM na cidade de Campinas


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