Especial Pandemia: Como lidar com o estresse durante o isolamento?

O isolamento social acontece no Brasil há aproximadamente um mês e, ao que tudo indica, deve permanecer ao menos até o fim de abril. A ansiedade e a insegurança causada principalmente pela instabilidade do cenário econômico diante desta pandemia acabam aumentando o nível estresse. 

Joyce Nascimento, gestora de franchising da Moldura Minuto, falou sobre algumas ações que podem diminuir o esgotamento físico e emocional.  A organização é um dos primeiros pontos ressaltados por ela para que o empreendedor sinta-se bem neste momento. 

“É importante que os empreendedores tenham tudo bem organizado. Negociem com fornecedores para preservar os recursos da empresa. Por exemplo, o que é serviço pode ser negociado com 50% de desconto nos próximos dois ou três meses. Para o que não é serviço, a opção é negociar para iniciar o pagamento daqui 60 ou 90 dias”, diz. 


Joyce Nascimento, gestora de franchising da Moldura Minuto 

A gestora explica que com tudo negociado e bem organizado, o empreendedor enxuga os custos e consegue preservar a folha de pagamento. Com isso, lista o que é essencial, mantendo o controle e, consequentemente, diminuindo o estresse. 

Outra ação importante citada por Joyce é manter o marketing digital ativo.  Através dele é que a marca mantém o link com os clientes e amigos corporativos. 

“Com o varejo completamente fechado, é através do marketing digital que conseguimos chegar até as pessoas e este contato neste momento difícil é crucial”, ressalta. 

Com toda a oscilação de informações, Joyce também explica que é importante tomar as decisões corretas, buscando informações de fontes seguras. Ela ressalta que o setor contábil e os advogados devem estar atentos para que a empresa esteja respaldada.

“Desta forma, o empreendedor passa a ter a direção da situação apesar das anormalidades e isso favorece a paz mental para enfrentar este momento”, diz Joyce. 

Com relação à saúde física, a gestora diz que praticar exercícios em casa, como fazer alongamento, pular corda e acompanhar lives de profissionais de educação física para seguir os exercícios, são boas opções.


Outro ponto ressaltado por ela é a questão de elaborar uma rotina, para que não se trabalhe excessivamente em casa, por não ter horário certo a cumprir.  Joyce explica que o ideal é ter uma boa noite de sono, fazer as pausas para alimentação e delimitar o período que será exclusivo para trabalho.

O cuidado com a alimentação também é essencial. “Por estarem em casa, as pessoas comem mais. Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada. Sempre opto por um suco energizante, que também aumenta a imunidade, além de refeições balanceadas”, conta.   

O link com o colaborador também é primordial neste momento.  A equipe da Moldura Minuto tem feito encontros semanais através de vídeos-conferência com franqueados e colaboradores.

“É um momento de união. Mesmo a distância, as pessoas estão mais unidas, buscando se ajudar e solucionar os problemas deste período”, finaliza Joyce. 

 

 


Loading...

Carregando...