Vintage e retrô: Inspiração e tendência

Acolhedora, nostálgica e com um ar poético, essas são as principais características da decoração vintage, que está cada vez mais em alta. Em sua tradução literal, a palavra vintage significa “safra de vinho”, uma referência, portanto, a ideia de que quanto mais antigo melhor.


Por isso, para aplicar este estilo na decoração, a primeira dica é apostar em móveis e acessórios originais dos anos 20 aos anos 60. Sabe aquela poltrona esquecida na garagem ou aquela máquina de escrever guardada há muito tempo? Eles são muito bem vindos no décor.


Malas antigas também podem ser usadas como mesa de centro ou lateral.


Lembre-se, a ideia é mostrar e valorizar o aspecto antigo, então nada de reformar ao ponto de tirar as características das peças!


Nas paredes de quartos e salas você pode utilizar papéis de parede característicos das décadas de 60, 70 e 80, com linhas retas, grafismos e flores coloridas. Quadros também são ótimas opções! Pôsteres de filmes antigos emoldurados, fotos de carros considerados relíquias e temas florais combinam muito com o estilo vintage.


Com relação às cores, aposte em tons pastéis e opções mais suaves, que remetem ao antigo. Tons amadeirados também combinam muito com este tipo de decoração. Uma parede com tijolinhos a mostra, por exemplo, é outra boa opção. Estampas florais podem ser utilizadas em itens de cama e estofado.


Estantes baixas de madeira e almofadas coloridas podem ser utilizadas na sala de estar. Discos de vinil complementam a décor. Peças de cerâmica, como xícaras, bules e vasos de flores darão um toque de charme e nostalgia ao cômodo.


As famosas cristaleiras também são essenciais na decoração vintage. Nelas você pode guardar itens antigos como aparelhos de telefone, máquinas fotográficas e bonecas de porcelana. Se necessário, você pode pintá-las de tons de rosa ou amarelo claro.


Se você quer adotar este estilo, mas não sabe por onde começar, garimpar bazares, lojas de antiguidade, leilões e feiras específicas são boas alternativas. Na hora de garimpar, é importante fazer uma lista dos itens que você tem em mente e onde eles serão utilizados (sala, quarto, cozinha, etc…) para que haja um planejamento e o espaço não fique sobrecarregado.


Se você não quiser o ambiente com aspecto totalmente vintage, pode mesclar elementos modernos com itens antigos. Uma luminária garimpada sobre um aparador moderno, por exemplo, ou uma poltrona clássica em meio a quadros com temas abstratos são ótimas opções.


Espelhos com molduras antigas também são peças chaves neste tipo de decoração. Além de ampliar o ambiente, eles dão um ar de requinte ao cômodo. A dica é utilizar peças no estilo barroco.


O estilo retro geralmente acompanha o vintage, mas é importante diferenciá-los. Diferente do vintage, que valoriza itens realmente antigos, o retro é basicamente uma releitura dos itens, ou seja, peças novas inspiradas em itens antigos. No entanto, os estilos podem se complementar, criando um ambiente aconchegante, estiloso e envolvente. Uma geladeira amarela ou vermelha, uma penteadeira inspirada no móvel clássico, um raque ou aparador retro são ótimas opções.


Viu só quantas formas de trazer referências do passado para o presente? Inspire-se!



Loading...

Carregando...