Nosso lar como o melhor lugar do mundo

Neste momento delicado que estamos vivendo, onde o isolamento social é preciso, cada lar tem um papel fundamental: o de ser refúgio não apenas físico, mas também psicológico.  Passar mais tempo em nossa casa é uma chance de nos reaproximarmos com o lugar mais importante do mundo, aquele que contem os traços de nossa vivência e personalidade.

Por isso, que tal aproveitarmos este período para olharmos nossa casa com outro olhar?


                Uma dica interessante é escolher um cantinho para ser um espaço de relaxamento, descanso ou mesmo um lugar para leitura.  É essencial que o local escolhido esteja distante de barulho e outras distrações, para que seja possível manter a concentração.


Pode ser no quarto, na varanda ou mesmo na sala de estar. Uma poltrona confortável, almofadas e tapete são itens interessantes para este espaço.  Se puder, escolha um local que tenha frequência de luz natural, pois ela ajuda a nos traquilizar. O importante é que este cantinho seja um espaço confortável e acolhedor. 


                Outro ambiente que pode ser adaptado em casa neste período é o Home Office. Aqui, a organização é fundamental para que as ideias possam fluir melhor. A primeira dica é manter na mesa de trabalho apenas o essencial como computador, impressora, papel e caneta, para que seja mais fácil manter a concentração. Itens diversos de papelaria e papéis variados podem ser colocados ao lado da mesa, em uma prateleira, por exemplo.  Em caso de ausência de prateleiras, uma caixa posicionada ao lado da mesa também é uma boa opção.


                Para todos os espaços, o mais importante é pensarmos que nossa casa apenas se transforma em lar quando personificamos e nos identificamos com todos os ambientes.  A forma como cada um de nós compõe o seu espaço através das cores, móveis e objetos é o que torna real nosso sonho de morar. Por isso, neste momento é interessante paramos para analisar nossa morada e projetarmos formas de fazer da casa nosso melhor abrigo.


                Vale lembrar que o conceito de ter um espaço próprio para proteção surgiu com nossos antepassados, quando as cavernas davam refúgio, segurança contra predadores e possibilitavam o armazenamento de comida. A partir daí, o homem compreendeu que ao transformar um lugar em refúgio ele toma posse daquele local. Portanto, personalizar nosso lar é um ato ancestral. 


                Cada um de nós pode e deve aproveitar este tempo de isolamento para se re-conectar com nossa casa, fazendo dela o que de fato ela é: o lugar mais importante do mundo! Inspire-se!



Loading...

Carregando...