Imagens: Pinterest/Divulgação
O estilo
industrial surgiu entre as décadas de 1950 e 1970 como uma forma de transformar
estúdios e galpões em lar, principalmente em Nova York. De lá pra cá muita coisa mudou e novas
referências foram complementando o estilo, mas as características principais
continuam sendo o uso de tijolos e tubulações aparentes, metal e concreto em
destaque e espaços integrados.
Este tipo de decoração é ideal principalmente para apartamentos pequenos que precisam de soluções funcionais. Além disso, o estilo respira dinamismo e o ar urbano bastante característico das grandes cidades.
Para aplicar o décor industrial, a dica é pensar em espaços amplos. O ideal é que sala de jantar, cozinha e sala de estar estejam conectados, em um espaço de circulação livre e que permita a interação das pessoas.
Na questão estética, paredes de tijolinhos ou com acabamento rústico, como concreto ou cimento, são indicados. Como mencionado, é também bastante comum neste tipo de decoração o uso de tubulões aparentes, além de fios e vigas expostas.
Agora, para quem deseja aplicar o estilo, mas não gostaria de fazer uma grande reforma ,a opção é investir em objetos e aspectos decorativos. A iluminação artificial, por exemplo, pode ser feita com luminárias pendentes ou com aramados. O uso de metais, especialmente o cobre, é uma ótima opção para as estruturas da iluminação.
Para dar uma aparência mais crua e sóbria, a indicação é o uso de uma paleta neutra, com tons terrosos, em especial o marrom, cinza e preto. Para balancear, toques de cor podem aparecer no mobiliário ou nos acessórios.
Quadros com temas urbanos e molduras envelhecidas ou pretas são ótimas opções. Pôsteres e grafiiti também podem ser utilizados. Mobiliários que remetam ao passado, madeira de demolição, couro e móveis metálicos são outros elementos que ganham destaque nesta decoração.
Fato é que o estilo industrial tem ganhado cada vez
mais espaço no décor e é uma ótima alternativa para os que querem
originalidade, praticidade e uma decoração que traga a agradável menção aos
lofts novaiorquinos dos anos 70. Inspire-se!