Estilo Industrial: O charme e a praticidade invadem o décor

Imagens: Pinterest/Divulgação 

O estilo industrial surgiu entre as décadas de 1950 e 1970 como uma forma de transformar estúdios e galpões em lar, principalmente em Nova York.  De lá pra cá muita coisa mudou e novas referências foram complementando o estilo, mas as características principais continuam sendo o uso de tijolos e tubulações aparentes, metal e concreto em destaque e espaços integrados. 

Este tipo de decoração é ideal principalmente para apartamentos pequenos que precisam de soluções funcionais.  Além disso, o estilo respira dinamismo e o ar urbano bastante característico das grandes cidades. 


Para aplicar o décor industrial, a dica é pensar em espaços amplos. O ideal é que sala de jantar, cozinha e sala de estar estejam conectados, em um espaço de circulação livre e que permita a interação das pessoas.

Na questão estética, paredes de tijolinhos ou com acabamento rústico, como concreto ou cimento, são indicados.  Como mencionado, é também bastante comum neste tipo de decoração o uso de tubulões aparentes, além de fios e vigas expostas. 




Agora, para quem deseja aplicar o estilo, mas não gostaria de fazer uma grande reforma ,a opção é investir em objetos e aspectos decorativos. A iluminação artificial, por exemplo, pode ser feita com luminárias pendentes ou com aramados. O uso de metais, especialmente o cobre, é uma ótima opção para as estruturas da iluminação.   


Para dar uma aparência mais crua e sóbria, a indicação é o uso de uma paleta neutra, com tons terrosos, em especial o marrom, cinza e preto. Para balancear, toques de cor podem aparecer no mobiliário ou nos acessórios.  


Quadros com temas urbanos e molduras envelhecidas ou pretas são ótimas opções. Pôsteres e grafiiti também podem ser utilizados.  Mobiliários que remetam ao passado, madeira de demolição, couro e móveis metálicos são outros elementos que ganham destaque nesta decoração. 



          

  Fato é que o estilo industrial tem ganhado cada vez mais espaço no décor e é uma ótima alternativa para os que querem originalidade, praticidade e uma decoração que traga a agradável menção aos lofts novaiorquinos dos anos 70. Inspire-se!



 


Loading...

Carregando...