Inspiração que vem da cidade maravilhosa, com Mário Brasil

Mário Brasil formou-se em Arquitetura e Urbanismo, em 1994. Nesses mais de 25 anos de carreira, firmou seu trabalho dentre os mais prestigiados do Rio de Janeiro, cidade de origem do arquiteto. Pós-graduado em luminotécnica,desenvolve também projetos de iluminação residenciais, comerciais e para grandes eventos.

Em seu extenso portfólio, destaque para grandes instituições, cujos projetos cenográficos já  foram desenvolvidos por Mário, entre elas Jockey Clube Brasileiro, Ilha de Caras e Grupo Arapuã.

 

O arquiteto Mário Brasil 

 Mário Brasil é carioca da gema e apaixonado por sua cidade.  Esta característica pessoal talvez seja a que mais reflete em seu lado profissional, pois a paixão pelo Rio de Janeiro é tanta que a cidade maravilhosa está sempre presente em seus trabalhos. 

Como típico carioca de estilo despojado, a forma descontraída de ser e levar a vida reflete em suas maiores inspirações. Em geral, os projetos têm como ponto comum o equilíbrio entre o sofisticado e esta descontração característica de quem vive em uma das cidades mais bonitas do mundo. O Rio de Janeiro, a coisa praiana, o sol, o estilo de vida carioca são lembrados em cada novo projeto, seja em painéis fotográficos, esculturas ou outros elementos decorativos.  A marca de Mário Brasil é também a marca de uma cidade que se transforma em decoração. 

Na vitrine da Moldura Minuto Leblon, desenvolvida recentemente pelo arquiteto, não podia ser diferente: o Rio de Janeiro está ali! Com o tema Natal na Praia, a beach house ganha de fato um toque natalino, com tons de cinza e bege. Mais uma vez a cidade é resgatada com fotos e cenas genuinamente cariocas. 

Vitrine assinada por Mário Brasil, na MM Leblon 

Em outro projeto, desta vez uma casa em Búzios, Mário também traz a vida praiana para o décor. Aqui, temos o painel em marcenaria, todo em madeira lavrada branca, em meia altura da parede, que é completada pelo papel listrado em branco, bege e azul marinho, tons que dão a cara para o restante da decoração.


Projeto em Búzios , por Mário Brasil 

Telas com temas náuticos, propositalmente remetendo a própria localização da casa, ganham ainda mais destaque com a iluminação focada, que valoriza as peças.

Iluminação, aliás, que é especialidade de Mário.  O arquiteto explica que se o projeto não tiver uma boa iluminação, capaz de valorizar os pontos necessários, ele corre grande risco de ser desvalorizado.

É uma cenografia. Mesmo em projetos residenciais, é uma luz cenográfica que valoriza todos os elementos. Quadros, por exemplo, passam a ter outro valor com uma boa iluminação. E, é isso que adoro fazer!”, conta. 

Uma curiosidade é que em seus projetos a iluminação é personalizada, toda desenhada e montada por ele. 

Já na composição de quadros abaixo, presente em um corredor de um apartamento – espaço generoso que deu ao arquiteto 1,30m de largura para criar -, o tema central é aviação. A partir daí foi possível fazer uma brincadeira, que traz fotos aéreas, revisteiros, câmeras fotográficas antigas autênticas e outros objetos. As cores bege e preto predominam, deixando o espaço harmonioso.


Composição de quadros, em projeto de Mário Brasil 

O monocromático é também uma característica do trabalho de Mário, que costuma optar por duas ou três cores para dar o tom da decoração. 

E claro, como podemos perceber, quadros são fundamentais nos trabalhos do arquiteto.  “Adoro trabalhar com quadros, fazer composições, projetar paredes com molduras e temas diferentes. O resultado é sempre incrível!”, diz.


Composição de quadros, em projeto de Mário Brasil 

Ele ainda explica que é possível utilizá-los em cada estilo de decoração, podendo ser uma grande tela em uma parede principal ou uma composição em parede secundária.

Quadros vestem a decoração. Humanizam. Aquecem. São Fundamentais”, finaliza.


Composição de quadros, em projeto de Mário Brasil 

Diante de tantos projetos e experiências, Mário se emociona quando fala sobre a decoração.  “É a grande paixão da minha vida poder trabalhar com decoração! Projetar, criar e acompanhar a evolução, porque a arquitetura segue evoluindo, tanto em tendências, quanto em tecnologia”.

Assim, Mário Brasil segue inspirado pelo Rio de Janeiro, transformando a praia, o sol e as belezas de uma cidade ímpar em decoração sofisticada, aconchegante e personalizada. Inspire-se!

 

 


Loading...

Carregando...