Decoração Monocromática

A decoração monocromática está em alta e é uma ótima opção para aqueles que não tem medo de arriscar e desejam criar impacto no ambiente, apostando em uma única cor. Nos espaços mais básicos, cujo o estilo não permite muita variação de cor, este estilo também é muito bem-vindo.


Para criar o efeito no décor escolha uma cor do círculo cromático e suas variações de tons – sempre dentro da mesma cor principal. Ou seja, o primeiro passo para uma decoração monocromática é escolher uma cor que será a base do décor e a partir dela variar as tonalidades dos elementos decorativos.


Preto, bege, branco e cinza, por serem tons neutros, podem complementar o décor ou mesmo formarem a decoração monocromática. Usar o branco em toda a sala, por exemplo, ou tons de cinza no quarto de casal são boas alternativas.


A decoração monocromática dará um ar surreal e dramático aos ambientes. Por isso, para não passar do ponto no décor é importante tomar alguns cuidados. Utilize diferentes nuances e texturas variadas para que o ambiente não fique monótono, cansativo ou vibrante demais. Nesse sentido, combinar o branco, preto ou cinza é ainda mais importante. Essas cores ajudarão a evitar excessos.


O importante na hora de escolher a cor predominante é combiná-la com o estilo do ambiente e com o gosto dos donos da casa. Se você prefere cores mais suaves, opte por tons neutros. Já os que gostam de cores mais vibrantes, podem montar o efeito monocromático com cores como amarelo, rosa bebê ou azul.


Para os que se sentem um pouco inseguros em optar por uma única cor em toda o décor, a dica é começar aplicando o tom escolhido em pequenos detalhes. Pinte a porta do cômodo ou um móvel, use peças decorativas como quadros, cortinas e tapetes nas mesmas tonalidades e observe o efeito no cômodo.


Outra dica é apostar no efeito degrade. Depois de escolhida a cor principal brinque com as tonalidades, indo da mais clara a mais escura. Nos ambientes neutros, escolha um sofá branco e invista em cortinas, almofadas e tapetes em tons de cinza e bege, por exemplo. Para incluir cor, opte por objetos com tonalidades fortes em lugares estratégicos. Um quadro grande, com moldura colorida é uma boa alternativa para deixar o espaço sofisticado e charmoso.


Como o efeito monocromático, na maioria das vezes, é utilizado em ambientes mais minimalistas, invista em peças maiores em detrimento de pequenos objetos. Utilizando poucos itens o destaque ficará no essencial! Luminárias, mesas de centro e quadros são ideais.


Outra dica importante é que os tons mais saturados e intensos devem ser usados nas superfícies menores, enquanto as cores mais claras costumam ser aplicadas em superfícies maiores.


Viu só como a sua cor preferida pode decorar um ambiente inteiro com charme e personalidade? Inspire-se!



Loading...

Carregando...