Como usar sofá colorido na decoração?

Se você está procurando aquela peça chave que será o ponto focal e fará toda a diferença na decoração do ambiente, sofás coloridos podem ser a opção perfeita. Além de complementarem qualquer estilo, do clássico ao moderno, as peças deixam os ambientes sofisticados e modernos.


A primeira dica para escolher um sofá colorido é levar em consideração as cores do restante do cômodo para não errar no tom, deixando o ambiente sobrecarregado. E lembre-se: por ser relativamente grande, o sofá influencia em todo o ambiente.


Nesse sentido, opte por cores mais neutras nas paredes. Se quiser fugir do branco, cinza e acre são boas escolhas que deixarão o espaço harmonioso e em sintonia com o sofá colorido.


Com relação à cor da peça, tudo dependerá do seu gosto pessoal, mas algumas dicas podem facilitar a escolha. Se você prefere um ambiente mais clean e discreto, opte por um sofá de cor única, mas que fuja do comum, como os tons convencionais claros, por exemplo, o azul ou o rosa, o que dará luminosidade ao ambiente. O azul marinho também funciona como peça neutra.


Já o sofá verde é indicado para os adeptos a uma decoração mais ousada. A cor dará mais alegria ao cômodo e fica ótima combinada com tons neutros, como o bege, branco e marrom. Já o verde musgo é ideal para os mais discretos.


Para os que não têm medo de arriscar, o laranja está em alta e é uma ótima opção. A dica é combinar a cor com tons mais suaves. O vermelho por sua vez acrescenta sofisticação em qualquer de suas tonalidades e pode ser combinado com cores mais escuras.


Caso você esteja em dúvida, a dica antes de investir em um sofá colorido é utilizar uma capa no móvel ou almofadas coloridas para testar qual tonalidade cairá melhor no ambiente.


Com relação ao tipo de sofá, há também várias opções no mercado. O sintético, por exemplo, impermeável e mais fácil de limpar, é indicado para quem precisa de praticidade na “manutenção” do móvel. Já o suede é de alta resistência, com acabamento flanelado. Por sua vez, o veludo é uma mistura de fibras mais duráveis, por isso apresentam resistência a água e a compressão.


Uma ótima alternativa que segue em alta é o sofá colorido vintage. Há muitas formas de combiná-lo na decoração e a padronagem dependerá do estilo do cômodo, podendo ser tradicional ou mais moderno. Esse tipo de peça criará um ambiente intimista e personalizado.


Lembre-se também que não é porque o sofá terá uma cor vibrante que o restante da decoração deverá ficar apagado. Texturas e cores podem e dever ser utilizadas em tapetes, almofadas e demais objetos. Quadros decorativos cujas cores predominantes harmonizam com o sofá podem ser colocados na parede sobre o móvel, por exemplo.


Viu só quantas formas de fugir do óbvio e usar um sofá colorido? Inspire-se!



Loading...

Carregando...