Por que decorar é tão importante?

O famoso ditado “o que os olhos não veem o coração não sente” é uma forma simples e resumida de explicar a importância da decoração nos ambientes em que passamos a maior parte do tempo. Os aspectos visuais dos espaços onde residimos e trabalhamos são fontes permanentes de estímulos e informações que refletem diretamente no nosso bem-estar físico e emocional.


Assim, decorar os espaços deixando-os mais confortáveis, aconchegantes e atraentes trará conforto físico e psíquico, além de permitir que os ambientes sejam usados de forma mais abrangente.


Alguns pontos são fundamentais para que a decoração seja equilibrada, por exemplo, a disposição dos móveis precisa favorecer a circulação, a incidência de luz natural deve ser combinada com o projeto de iluminação e os espaços precisam ser sensoriais e visivelmente agradáveis.


Outro aspecto fundamental na decoração é a escolha das cores, que provocam estímulos variados no nosso sistema nervoso, alteram nossas emoções e influenciam em nosso humor. Por isso é tão importante pensar sobre a funcionalidade do ambiente antes de escolher a sua cor. Por exemplo, a cor vermelha provoca sensação de fome e nos estimula, enquanto a laranja incentiva a criatividade e proporciona sensação de alegria e bem-estar. Para os cômodos onde você deseja mais calmaria e relaxamento, azul e verde são os indicados.


Além das cores, aspectos como texturas, por exemplo, que dão ao ambiente sensação de conforto, influenciam diretamente na dinâmica dos ambientes.


Por todos esses fatores é que decorar é tão importante. Até nossos comportamentos podem ser diferentes dependendo do lugar onde estamos! Se o ambiente for pequeno geralmente atuamos de maneira distinta de nosso modo de agir em um cômodo grande e espaçoso.


A decoração também faz com que suas preferências, gostos e traços de personalidade se sobressaiam, deixando o ambiente aconchegante e transformando a casa em lar. Quadros, livros, flores e outros objetos decorativos são fundamentais.


Decorar o nosso local de trabalho é tão importante quando a nossa casa. Ambientes comerciais são fontes de informações para fornecedores e clientes e, assim como em casa, sensações e emoções são despertadas a partir da decoração. Muitas vezes, consumidores em potencial analisam uma empresa através de sua decoração.


Portanto, seja em casa ou no trabalho, compor o seu espaço de forma que cores, móveis, objetos e demais itens estejam de acordo com a sua personalidade fará com que cada cantinho dos ambientes te deixe feliz e aconchegante. Inspire-se!



Loading...

Carregando...