Como decorar e organizar cozinhas e banheiros?

Durante muito tempo, a cozinha e o banheiro eram espaços esquecidos na hora de decorar. Hoje, porém, estes ambientes merecem atenção especial para serem práticos, elegantes e personalizados.


A cozinha, por exemplo, deixou de ser um ambiente usado apenas em tarefas domésticas para se tornar um espaço onde recebemos amigos e familiares. Para isso é preciso que ela seja funcional, aconchegante e com muito estilo.


A primeira dica para decorar a cozinha é aproveitar ao máximo as paredes. Nichos e prateleiras são ideais, atendo-se sempre ao limite de peso que cada peça suporta. Colocar louças que são herança de família ou peças personalizadas à vista sobre as prateleiras são uma ótima forma de dar autenticidade a cozinha. Temperos em recipientes próprios também podem ficar expostos. Para complementar, decore com pequenos vasos de flores e quadros temáticos colocados sobre os nichos e prateleiras.


A dica para os quadros é optar por peças que tragam frases relacionadas à cozinha ou mesmo imagens retrô de marcas famosas, que darão mais vida ao espaço. Neste ambiente, o ideal é utilizar pequenas peças que tenham relação entre si ao invés de um único quadro maior.


Outra boa opção é utilizar um nicho para copos, taças e garrafas de bebidas. Assim, você terá um cantinho para o happy hour, deixando a cozinha estilosa e convidativa.


Utilizar barras metálicas com ganchos para pendurar utensílios como porta talheres e escorredores de louça é uma boa alternativa para manter a cozinha organizada de forma prática. Na hora de instalar, opte por uma altura que facilite o acesso aos itens no cotidiano.


Montar uma espécie de biblioteca gourmet também é uma ótima alternativa para deixar a cozinha personalizada e convidativa, além de ser um bom auxílio na hora de preparar as refeições. Deixe um espaço nas prateleiras ou na bancada para os livros e revistas ficarem expostos. Se preferir, instale um porta revistas em um canto da parede reservado apenas para isso.


Utilizar azulejos coloridos é outro modo de deixar a cozinha elegante e autêntica. Você pode utilizar também adesivos, que são uma forma mais econômica para levar cor ao ambiente.


Se a sua cozinha for muito pequena, use o máximo que você puder dos espaços verticais, com prateleiras, barras metálicas com ganchos e quadros decorativos.


No caso dos banheiros, como quase sempre são espaços menores que o restante da casa, fica mais fácil decorar, uma vez que pequenos ajustes fazem toda a diferença. A primeira dica é manter o espaço sempre organizado, para isso utilize nichos, armários e cestos.


Na decoração, revestimentos diferentes podem ser usados para dar uma cara nova ao cômodo. Há diversas opções no mercado, dos mais claros e tradicionais aos coloridos e 3D. Opte pelo que mais combina com o restante do décor. Se você não quiser mudanças radicais, comece revestindo apenas uma parede do ambiente.


O banheiro também é ideal para diversificar o uso de espelhos, montando uma decoração divertida e personalizada. Sobre a pia, por exemplo, você pode utilizar várias peças com formatos e tamanhos diferentes. Quadros também são ótimos para personalizar a decoração. Assim como na cozinha, opte por peças menores, que conversem entre sim. Temáticas que tragam a natureza ou frases de humor são boas opções.


Viu só como cozinhas e banheiros também podem ficar personalizados e elegantes? Inspire-se!



Loading...

Carregando...